O que esperar do mercado imobiliário em 2023?
02/01/2023 - Aumento na venda de imoveis
Como vimos, 2022 trouxe um aumento de 46% na venda de imóveis, de acordo com a CBIC. A expectativa para 2023 é que esses resultados se repitam e consagrem o mercado imobiliário com uma grande estabilidade de ativos.
Segundo reportagem veiculada pela CNN, “Um levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), mostrou que 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que este ano. Além disso, 55% disseram que as vendas de 2022 estiveram de acordo ou acima das metas previstas no início do ano”.
Além disso, o próprio Banco Central entende que a previsão para o mercado imobiliário em 2023 é de altas. Porém, algumas das maiores preocupações para o mercado imobiliário é a influência que os resultados das eleições terá para os próximos anos. De maneira geral, a reação dos agentes imobiliários seguem moderadas com os resultados da eleição presidencial.
Um marco importante que evidencia o momento positivo é que o Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV IBRE subiu 3,5 pontos em setembro, para 101,7 pontos, maior nível desde novembro de 2012 (102,3 pontos). Segundo Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE:
A indicação de melhora do ambiente de negócios da construção foi bastante significativa em setembro – o índice de confiança ultrapassou a marca de neutralidade, revelando a prevalência de um sentimento de otimismo. (…) O resultado da sondagem de setembro fortalece as projeções de um crescimento vigoroso para a construção em 2022, impulsionado pelo ciclo de negócios das empresas.
Outras Notícias
Valores por tipo/rua do imóvel no Jardim Guanabara
Valores por tipo de imóvel em Jardim Guanabara N° quartos N° de imóveis Oct'2022 Anual 1 m&...Detalhes sobre o segmento de imóveis no Rio de Janeiro
A capital do estado fluminense possui o 5º maior preço por metro quadrado de toda a América Latina — ficando, inclusive, &agr...Mercado imobiliário pós-pandemia em 2022
Após o primeiro ano da crise sanitária, o mercado no geral foi se adaptando às novas demandas sociais e econômicas. Nesse s...